O Instituto Oswaldo Cruz pauta sua ações em uma gestão participativa, envolvendo integrantes da comunidade IOC ligados de alguma forma à discussão e definição dos rumos do Instituto.
Diretoria do IOC - A Diretoria do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) é composta por um(a) diretor(a) eleito(a) para o perÃodo de quatro anos.
Conheça a composição das Diretorias do Instituto
Conselho Deliberativo - Instância máxima de decisão do IOC, o Conselho Deliberativo (CD-IOC) é formado por representantes eleitos de todos os seus laboratórios e das categorias que integram a comunidade do Instituto, escolhidos por eleição direta, por toda a comunidade do Instituto. Reunido periodicamente, o Conselho tem como objetivo avaliar e decidir sobre os temas de maior importância para a comunidade do Instituto e orientar o posicionamento do Instituto em relação aos temas e questões que movem a comunidade da Fiocruz. Esta câmara de gestão democrática, instituÃda em 1979, representa o esforço pioneiro do Instituto em reconhecer a importância de cada um de seus membros na decisão de suas direções e rumos. O CD-IOC também serviu de modelo para a criação do Conselho Deliberativo da Fiocruz, que reúne representantes de cada uma das Unidades da Fundação.
Câmaras Técnicas - As Câmaras assessoram a Diretoria do Instituto na proposição de polÃticas para curto, médio e longo prazos nas suas áreas especÃficas, além de disseminar os resultados das propostas entre os segmentos de cada setor, a partir decisões do Conselho Deliberativo.