O Laboratório de Inflamação (LABINFLA) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atua desde 1989 na geração de conhecimento, produtos e inovação cientÃfico-tecnológica nas áreas de farmacologia e quÃmica medicinal, bem como na capacitação de cientistas e técnicos de alto nÃvel no campo do controle farmacológico da resposta inflamatória, visando o tratamento de doenças inflamatórias pulmonares, alterações metabólicas e câncer.
A atuação do Laboratório é norteada por estudos voltados para geração de conhecimento no campo da modelagem de doenças respiratórias, metabólicas e neuro-degenerativas, do controle farmacológico da inflamação e remodelamento pulmonar, bem como pela capacitação de recursos humanos de nÃvel superior na área de ciência e tecnologia, visando atender as necessidades de saúde da população brasileira.
São realizados estudos prospectivos e pré-clÃnicos de novos candidatos a fármacos em modelos in vivo, ex-vivo e/ou in vitro de doenças pulmonares obstrutivas e restritivas, incluindo asma, silicose, doença pulmonar obstrutiva crônica, e, mais recentemente, Influenza e Covid-19.
Também são estudados novos compostos investigacionais, alvos terapêuticos e tratamentos alternativos mais eficazes e mais seguros. A equipe atua na avaliação de substâncias bioativas de origem sintética e natural, além de sistemas nanoestruturados com potencial terapêutico.
Chefe do Laboratório de Inflamação
Marco Aurélio Martins (CurrÃculo Lattes)
Chefe substituto do Laboratório de Inflamação
VinÃcius de Frias Carvalho (CurrÃculo Lattes)