O Laboratório de Genômica Aplicada e Bioinovações (LAGABI) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atua na fronteira do conhecimento cientÃfico na área da saúde e propõe modelos e metodologias inovadoras que induzam ao uso dos resultados da pesquisa cientÃfica para contribuir com o fortalecimento do direito universal à saúde no Brasil e estão em consonância com as áreas e linhas de pesquisa da Fiocruz.
As bases metodológicas incluem aspectos de inovação biotecnológica com a biologia sintética e o uso de aptâmeros para teranóstica de um amplo espectro de doenças, compreensão e melhoramento da atividade de novos fármacos associados ao uso de biologia computacional.
Essas análises auxiliam na definição da melhor conduta terapêutica, e na avaliação de potenciais efeitos colaterais e efeitos sinérgicos de terapias. Além disso, a avaliação de novos biomarcadores de desfecho clÃnico de forma personalizada, para pacientes com doenças crônicas e infecciosas de prioridade para a saúde pública no Brasil.
O Laboratório investiga também o impacto do meio ambiente na saúde humana, baseada em estudos de genômica aplicada como método inovador para a compreensão da complexidade dos ecossistemas. Um eixo central baseado em estudos de genômica aplicada associado a biologia computacional para o avanço no diagnóstico, terapia e avaliação de ecossistemas no Brasil.
Chefe do Laboratório de Genômica Aplicada e Bioinovações
Wim Maurits Sylvain Degrave (CurrÃculo Lattes)
Chefe substituta do Laboratório de Genômica Aplicada e Bioinovações
Mariana Caldas Waghabi (CurrÃculo Lattes)