Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Hepatites Virais

Laboratório de Hepatites Virais

O Laboratório de Hepatites Virais (LAHEP) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atua desde 1986 em pesquisa básica, aplicada e desenvolvimento tecnológico voltado à vigilância epidemiológica de agravos que afetam o fígado, com ênfase nas hepatites de origem viral. 

O LAHEP mantém ambulatório de referência para atendimento de casos de hepatites virais, o que permite a integração entre pesquisa e assistência. O Laboratório abriga também o Serviço de Referência Nacional para o Diagnóstico de Hepatites Virais, de modo a subsidiar ações do Ministério da Saúde. 

Suas linhas de pesquisas são dedicadas à identificação de infecções agudas pelos vírus das hepatites (A-E), investigação de surtos, estudos relacionados à resposta imunológica humoral e celular na fase aguda da infecção e implicações da resposta imunológica na evolução viral. 

O grupo também se dedica a estudos epidemiológicos e moleculares, história evolutiva e dinâmica de disseminação dos vírus de hepatites no Brasil, tendo como finalidade ações de vigilância epidemiológica e genômica; estudos de fatores do hospedeiro associados ao curso clínico-laboratorial, resposta vacinal e desfechos gestacionais desfavoráveis; e estudos de metagenômica viral em casos de hepatites de etiologia desconhecida. 

O LAHEP pesquisa ainda biotecnologia aplicada ao diagnóstico e tratamento de infecções virais empregando biomoléculas como IgY, RNAi e Crispr-Cas. 

Na área de desenvolvimento tecnológico, o Laboratório atua na padronização e validação de metodologias aplicadas a testes laboratoriais para diagnóstico das hepatites virais. Atividades de cooperação internacional envolvem países africanos no estudo sobre a prevalência e os fatores de risco associados às hepatites B e C em profissionais de saúde de hospitais locais e à transmissão materno-infantil de hepatite B. 

Chefe do Laboratório de Hepatites Virais 
Livia Melo Villar (Currículo Lattes

Chefe substituto do Laboratório de Hepatites Virais 
Francisco Campello do Amaral Mello (Currículo Lattes