O Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental (LAPSA) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), criado em 1998, dedica-se ao estudo do ambiente, desde nÃvel celular até as relações entre o ser humano e os demais organismos vivos no ecossistema planetário. Desta forma, sua atuação em pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico e inovação se dá na dimensão da Saúde única (One Health).
O LAPSA possui uma equipe multi, inter e transdisciplinar, formada por biólogos especialistas em diferentes áreas (parasitologia, biologia celular e molecular, ecologia, quÃmica biológica, saúde pública, educação), farmacêuticos, biomédicos, gestores ambientais, pedagogos, dentre outros. A diversidade de profissionais garante uma visão complexa da dimensão ambiental.
A diversidade também é refletida nas linhas de pesquisa, na inovação tecnológica (patentes e produtos) e colaborações nacionais e internacionais. Com versatilidade e amplitude nas áreas de saúde e ambiente, os estudos estão direcionados à biodiversidade e interações de parasitos, hospedeiros, vetores, artrópodes e cianobactérias e suas aplicações nas áreas de Saúde Pública e Ambiental, visando diagnóstico, controle, monitoramento, vigilância e ações de Promoção da Saúde.
Chefe do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental
Clélia Christina Mello Silva Almeida da Costa (CurrÃculo Lattes)
Chefe substituto do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental
Aloysio da Silva Ferrão Filho (CurrÃculo Lattes)