O Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral (LMMV) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atua desde 1992 em pesquisa, ensino, formação de recursos humanos e divulgação cientÃfica sobre a morfologia, morfogênese e a citopatogênese de diferentes vÃrus em modelos in vitro, tais quais os vÃrus Dengue (DENV), Zika (ZIKV), Chikungunya, Febre Amarela e PoxvÃrus. Mais recentemente, tem trabalhado com o SARS-CoV-2 e com o vÃrus MPOX, com ênfase em suas interações com as células hospedeiras.
Dentro do contexto da pandemia o grupo tem colaborado em estudos ultraestraestruturais a partir de diferentes órgãos de modelos animais imunossuprimidos e imunocompetentes para o SARS-CoV-2 com grupos da Fiocruz.
Desde a sua criação, o LMMV tem tido um papel de protagonismo no que diz respeito ao diagnóstico viral rápido e estudos da morfologia e morfogênese de vÃrus no Brasil.
Além dos estudos in vitro o grupo realiza estudos in vivo cuja proposta é a padronização de modelos murinos imunocompetente e imunossuprimido para testes de vacinas e fármacos para os DENV e ZIKV.
O Laboratório integra, ainda, a Plataforma de Microscopia Eletrônica do IOC.
Chefe do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral
Debora Ferreira Barreto Vieira (CurrÃculo Lattes)
Chefe substituta do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral
Milene Dias Miranda (CurrÃculo Lattes)