Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Pesquisa em Leishmaniose

Laboratório de Pesquisa em Leishmaniose

O Laboratório de Pesquisa em Leishmanioses (LPL) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atua desde 1978 em pesquisa, ensino, formação de recursos humanos e divulgação científica em leishmanioses, incluindo parasitas e hospedeiros, determinantes para a doença humana, canina ou em modelos experimentais. 

É Referência Nacional para Diagnóstico e Identificação de Leishmania (anteriormente denominado Laboratório de Referência Nacional para Tipagem de Leishmania, tendo seu nome alterado em função de necessidade de adequação ao atual serviço prestado). Abriga também a Coleção de Leishmania (CLIOC) do IOC, uma das principais coleções biológicas do gênero Leishmania do mundo.

Dentre as contribuições científicas do LPL , estão o conhecimento gerado sobreo Leishmania-vírus (LRV1), mostrando sua relação com o agravamento da doença e levantando a questão da co-evolução LRV1-L. (Viannia); o desenvolvimento de ensaio de qPCR para auxiliar ao diagnóstico da leishmaniose cutânea; e a descrição em larga escala dos proteomas das principais espécies de L. (Viannia). 

No contexto da leishmaniose visceral (LV), o Laboratório tem contribuído no entendimento do papel da desnutrição no agravamento da LV e, mediante análises genômicas de L. infantum, foram evidenciados os processos adaptativos, de dispersão e estruturação desses parasitas nas Américas. 

As colaborações científicas com grupos nacionais e estrangeiros fazem parte da organização do LPL desde a sua formação e se revertem nos serviços prestados para Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), na vigilância e controle das leishmanioses. 

Chefe do Laboratório de Pesquisa em Leishmanioses
Elisa Cupolillo (Currículo Lattes

Chefe substituta do Laboratório de Pesquisa em Leishmanioses 
Patricia Cuervo Escobar (Currículo Lattes