Informe IOC

Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIX - n0 25 - 29/08/2013

Novas perspectivas para controle da leishmaniose

Pesquisadores do IOC testam nova estratégia para o controle do vetor da leishmaniose visceral, baseada no uso de uma versão sintética do fermormônio produzido pelos vetores. O projeto envolve 18 municípios de São Paulo e conta com a parceria de 700 moradores voluntários. Segundo dados no Ministério da Saúde, entre 2009 e 2011, foram notificados mais de seis mil casos da doença no país.

Jovem Cientista

Piauí: frutos da colaboração em Ensino
Aula inaugural marcou início de atividades de cursos de mestrado na Fiocruz Piauí. IOC participa da iniciativa por meio do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical.

Inscrições abertas para cursos
‘Estimulação elétrica em sistemas biológicos’ e ‘Modelos científicos para a compreensão da ciência’ são iniciativas dos Programas de Pós-graduação em Biologia Parasitária e em Ensino em Biociências e Saúde
.

Propriedade industrial e patentes
‘Curso Básico de Propriedade Industrial e de Busca em Documentos de Patentes’ mobilizou a comunidade científica do IOC. Atividade foi realizada em parceria com a Gestec.

Editais da Faperj contemplam pesquisadores do IOC
Malária, hanseníase e toxoplasmose estão entre os temas que receberão recursos dos programas ‘Treinamento e Capacitação Técnica’ e ‘Auxílio à Editoração’.

- Simpósio sobre matriz extracelular: resumos até amanhã

- Workshop internacional sobre proteases de parasitos: últimos dias de inscrição

- Da neurobiologia à oncologia clínica


Sessão extraordinária do Centro de Estudos

No dia 03 de setembro (terça-feira), o IOC realizará, em sessão extraordinária do Centro de Estudos, a palestra ‘Aplicações da Estimulação Elétrica em Câncer: Estudos Pré-clínicos e Clínicos’, que será ministrada por Luis Enrique Bergues Cabrales, professor Centro Nacional de Electromagnetismo Aplicado, da Universidad de Oriente, em Cuba.

Às 10h, no Auditório Maria Deane - Pavilhão Leônidas Deane


   


Mestrado em Biologia Celular e Molecular

A defesa da dissertação ‘Caracterização da resposta imune celular Myobacterium leprae - específica in vitro de contatos de pacientes com hanseníase multibacilar no início e ao longo do tratamento do caso índice’, elaborada por Fernanda Marques de Carvalho e orientada pela pesquisadora Maria Cristina Vidal Pessolani, acontece no dia 05 de setembro.

Às 14h, no Auditório Maria Deane – Pav. Leônidas Deane.

expediente
  Arquivo2010