Informe IOC

Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIX - nº 31 - 10/10/2013

IOC arremata três importantes prêmios

O trabalho de Caroline Pereira Bittencourt Passaes (foto), doutora formada pelo Programa de Pós-Graduação de Biologia Parasitária, recebeu menção honrosa na categoria Ciências Biológicas III, no Prêmio Capes de Tese. Já os trabalhos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado desenvolvidos pelo Laboratório de Bioquímica de Tripanossomatídeos , realizados por Luiza Gervazoni Ferreira de Oliveira, Fernanda da Fonseca-Silva e Liliane Sena Pinheiro, foram premiados durante a '29ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia', assim como projetos desenvolvidos pelos Laboratórios de Biologia Molecular e Doenças Endêmicas e de Pesquisa em Infecção Hospitalar do IOC receberam premiação no ‘27º Congresso Brasileiro de Microbiologia’.

 

Jovem Cientista

Fator de Impacto: prós e contras
Implicações do fator de impacto nos periódicos científicos foi tema de movimentada sessão no Centro de Estudos, realizada no dia 04 de outubro.

O futuro da Ciência
Um ambiente de troca de experiências propício à formação de futuros especialistas na área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Assim pode ser definida a ‘21ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2013 – Edição IOC)’, encerrada no dia 04 de outubro. Assista ao vídeo.

Um hábito simples que pode salvar vidas
Em alusão ao ‘Dia Mundial da Lavagem de Mãos’, comemorado em 15 de outubro, Comissão Interna de Biossegurança alerta para a importância da higienização correta das mãos

- Novas orientações para ligações telefônicas no IOC

- Saúde Comunitária: inscrições prorrogadas


Centro de Estudos

O pesquisador David Ucker, do Departamento de Microbiologia e Imunologia (MC 790) – University of Illinois College of Medicine, apresentará, no Centro de Estudos desta sexta-feira, dia 11, a palestra ‘Life After Cell Death: Innate Apoptotic Immunity and Pathogenesis’. Em estudo, Ucker descobriu que as células mortas ainda desempenham um papel importante na regulação do sistema imunológico.

A atividade acontece às 10h, no Auditório Emmanuel Dias – Pavilhão Arthur Neiva.

   


Desafios da Febre Amarela Enzoótica


No dia 14 de outubro, Paulo Sabroza, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), ministrará a palestra ‘Os desafios da Febre Amarela Enzoótica no Brasil’.


A atividade começa às 10h e será realizada no auditório Emmanuel Dias – Pavilhão Arthur Neiva.

expediente Informe IOC impresso
  Arquivo2010