Pesquisadores do IOC participam de livro que discute o acesso igualitário à saúde de qualidade em diferentes regiões do mundo. O exemplar está disponível para download gratuito
A cobertura universal de saúde é uma aspiração que fundamenta o cumprimento do direito ao mais alto nível de saúde possível, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Alcançar acesso igualitário, para todos, aos cuidados de saúde de qualidade, sem risco financeiro para quem necessita desses serviços é um objetivo que vem norteando as políticas nacionais e internacionais de saúde. Este e outros assuntos são tema do livro Saúde para todos: o caminho para a cobertura universal de saúde, que conta com a organização de Hooman Momen, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e editor da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. A publicação é fruto da série de seminários Global Health Histories, realizada pela OMS, em 2014, em Genebra, na Suíça. O exemplar está disponível para download gratuito (clique aqui).
Dividida em 16 capítulos, a obra é voltada para pesquisadores, gestores da saúde e para o público em geral e conta com a autoria de 19 especialistas reconhecidos internacionalmente. Reunimos artigos sobre a cobertura universal de saúde, de aspectos históricos ao desenvolvimento de estratégias, reforçando a discussão acerca do alcance das metas de saúde propostas pela OMS, enfatizou Momen. Publicada pela editora indiana Orient Blackswan, em português e inglês, o livro foi lançado durante a 68º Assembleia Mundial da Saúde, realizada em Genebra, em maio deste ano.
Pesquisadora do Laboratório de Transmissores de Hematozoários do IOC, Maria Goreti Rosa-Freitas, participa como coautora do capítulo O desafio da Cobertura Universal de Saúde no Brasil, escrito em parceria com Momen, que já atuou como coordenador de publicações da Organização Mundial da Saúde. A OMS e os cuidados de saúde primários durante os anos 80 é tema do capítulo escrito pelo professor Marcos Cueto Caballero, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).
As origens dos cuidados de saúde primários, as iniciativas da OMS na área e o panorama do tema em países como África do Sul, Nepal e Brasil são alguns dos assuntos abordados. A publicação discute, ainda, a Estratégia Saúde da Família, componente da política de atenção básica voltada para a universalização do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
Lucas Rocha
23/06/2015
Autorizada a reprodução sem fins lucrativos desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)