Cristovam Buarque: Portal da Capes não será suspenso

'O MEC quer baixar um pouco o preço e aplicar os recursos na própria Capes. Não é possível gastar R$ 80 milhões sem renegociar. Suspender o programa é um retrocesso. É inadmissível parar o Portal', declarou.

Cristovam argumentou que. se o MEC conseguir baixar 10% do valor, com a renegociação, daria para a Capes conceder dezenas de bolsas de Pós-Graduação e Mestrado.

Acessado por 100 instituições brasileiras, públicas e privadas de ensino superior, o Portal oferece textos completos de artigos de mais de 3.500 revistas nacionais e estrangeiras e 13 bases de dados com referências e resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento.

Ao participar do seminário Universidade: Por que e como reformar?, o ministro da Educação, Cristovam Buarque, anunciou, também, o aumento dos periódicos no Portal, na área de Ciências Humanas.

'Por que só tem periódicos voltados para Ciências Exatas?', questionou o ministro ao defender maior eqüidade na origem das publicações oferecidas à comunidade acadêmica e científica que acessa o Portal.

'Há, ainda, poucas revistas européias, a grande maioria é norte-americana'.

O Portal da Capes é o segundo maior do mundo no gênero, superado apenas pelo da Califórnia Digital Library.
(Tânia Aguilar e Susan Faria, da Assessoria de Comunicação do MEC)


 

voltar