EUA estaria praticando 'bioterrorismo' contra o Brasil?

Um estranho caso contado pela coluna 'Observer' do 'Financial Times', de Londres, no texto 'Do Brasil, com amor?'

Eis o que diz o texto:

EUA e Brasil travaram no passado disputas comerciais. Porém, o último embate talvez venha a ser o primeiro em que tenha sido levantada alguma suspeita de espionagem.

O Brasil alega que um representante do Depto. Americano de Agricultura foi encontrado em plantação de soja no interior do Estado da Bahia. Ao que tudo indica, ele investigava um perigoso fungo responsável pela queda das folhas de soja e afeta gravemente a produção.

'Eles estão praticando bioterrorismo', acusa uma autoridade brasileira do setor agrícola, insinuando que o representante americano pretendesse disseminar o fungo.

Qualquer que fosse sua missão na Bahia, este agente do Depto. de Agricultura que viajou ao Brasil oficialmente para participar de uma conferência sobre fitopatologia (doenças de plantas), foi convidado a retirar-se do país.

Autoridades brasileiras afirmaram não ter recebido qualquer informação acerca de sua pesquisa botânica de campo.

Autoridades do governo americano confirmaram o incidente para a coluna Observer, mas anteciparam que ainda investigam o que fazia de fato seu emissário na Bahia.

Exagerada ou não, a reação brasileira prova que os dois países disputam o título de maior exportador mundial de soja - e na guerra e no amor tudo vale. (Tradução: André Medina Carone - 3/9)

 


 

voltar