Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 11/05/2006

Novas perspectivas para o desenvolvimento tecnológico

Nesta semana o IOC participou diretamente da assinatura de dois novos convênios de cooperação da Fiocruz. No primeiro, assinado na última terça-feira, dia 9, a Fiocruz e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/Ministério da Educação) firmaram um acordo inédito para o fomento e estímulo para estágios de pós-doutorado no exterior e para a captação de pós-doutores estrangeiros para a Fiocruz. No segundo, assinado ontem, dia 10, pela Petrobras com outras 76 instituições de pesquisa e ensino brasileiras, a Fiocruz passa a integrar a Rede Temática de Bioprodutos e seu respectivo Núcleo Regional de Competência, assegurando perspectivas de captação de recursos através da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O convênio Capes-Fiocruz oficializa a primeira iniciativa dessa agência em apoiar um projeto institucional de desenvolvimento tecnológico, pela modalidade de pós-doutorado. Nos próximos dois anos serão concedidas 35 bolsas desse nível. O IOC, representado através da diretoria, foi convidado para participar, assinando como testemunha o documento, e certamente será um grande demandante e usuário do novo sistema.

O pós-doutorado, que até então dependia inteiramente da iniciativa individual – desde a captação de recursos até o aproveitamento dos resultados – amplia seu raio de ação. Assim, inicia um novo ciclo em que, relacionado às expectativas e demandas institucionais, converge para a capacitação em alto nível dos profissionais do quadro permanente orientada para as necessidades institucionais.

As áreas priorizadas pela Fiocruz na parceria com a Capes incluem Genômica, Proteômica, Microarranjos e Nanotecnologias, Bioinformática, Produção e Purificação de Proteínas Recombinantes, Cristalização de Proteínas, Produção e Purificação de Monoclonais e Anticorpos Recombinantes, Síntese de Oligonucleotídeos e Peptídeos e Análise de Lipídeos e Polissacarídeos. Cabe ao IOC, neste momento, se articular e se mobilizar para aproveitar os benefícios que estas oportunidades comportam.

 

Tania Araújo-Jorge

 


IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira