Por que divulgar ciência?
O prêmio internacional que o IOC acaba de receber em Cuba traz à tona a reflexão de porque divulgar ciência. O documentário O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti – para combatê-lo é preciso conhecê-lo, produzido pela equipe do Setor de Produção e Tratamento de Imagens do IOC, ganhou a segunda colocação no festival mundial de cinema Mfi-Sicence.
O prêmio reconhece não só a qualidade técnica e conceitual da produção audio-visual, mas também a criatividade da abordagem e a relevância do tema no contexto da saúde pública.
Por este conjunto de fatores, o filme foi transmitido em cadeia nacional na televisão cubana. E, não à toa, desde que o filme foi lançado o IOC recebeu dezenas de solicitações para o envio de cópias do documentário, vindas de diversos estados brasileiros, de norte a sul, e mesmo do exterior.
Através da produção audio-visual, do jornalismo científico, da criação de produtos educativos e do contato direto com a sociedade para esclarecer e orientar sobre temas pertinentes à nossa área de atuação, estamos investindo na popularização da ciência.
E por que divulgar ciência?
Porque a informação sobre saúde é um direito de todos. Porque o conhecimento tem potencial transformador. Porque a divulgação é um compromisso de cidadania do cientista.