Muito Obrigada
A diretoria do IOC tem muito a agradecer nessa quinta-feira. Regressamos ontem de Angra dos Reis, depois da realização do II Encontro. Em nossa avaliação, o Encontro se revestiu de enorme sucesso devido ao empenho de todos e, felizmente, cumpriu todos os seus objetivos: 1- discutiu e definiu uma visão de futuro para o Instituto, 2- discutiu e definiu as diretrizes para uma profunda revisão da estrutura organizacional do IOC, e 3- apreciou a primeira versão do Plano Diretor 2005-2009 para conduzir as ações da diretoria. Demarcamos o compromisso do processo de mudanças organizacionais planejadas, gradativas e seguras.
Só temos a agradecer. Agradecemos intensamente a dedicação e empenho das mais de 50 pessoas que ajudaram a organizar tudo para que o Encontro ocorresse e a conceber conosco os documentos-base, as perguntas e a dinâmica a desenvolver: Dalila, Luciana, Renato, José, Rodrigo, Sergio, Vera, Damasceno, Monica Jandira, Geiza, Luciane, Maria Castro, Andreia Azevedo, Alvaro, Raquel, Rodrigo, Genilton, Heloisa, Gilberto, Gênesis, Evelyse, Anderson, Henrique, Elizabeth Rangel, Euzenir, Ana Jansen, Claudia Chamas, Helene, Wim, Ana Carolina, Denise, Leila Lima, Yara, Claudio Ribeiro, Octavio Fernandes, Joseli Lannes, Pedro Cabello, Mariza Conde, Martha Barata, José Paulo, Maria Cristina Pessolani, Eduardo Tibiriça, Ana Gaspar, Martha Pereira.
Agradecemos também aos consultores externos que nos auxiliaram a pensar esse processo: Sergio Sales, da Unicamp, e Paulo Figueiredo, da Fundação Getúlio Vargas, assim como nosso companheiro Moisés Goldbaum, Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, que gentilmente veio de Brasília para nos falar sobre os eixos de fomento à inovação e as prioridades de pesquisa no Ministério da Saúde.
Agradecemos nossa presidência, que prestigiou o evento com o comparecimento em peso, com Paulo Buss, Reinaldo Guimarães, Ary Miranda e Paulo Gadelha.
E agradecemos aos 140 participantes do IOC que trabalharam duro nos grupos de debates e nas plenárias, travando discussões aprofundadas sobre as questões estratégicas que precisávamos trabalhar. Agradecemos ao diretor da ENSP, Antonio Ivo, que nos cedeu o fotógrafo Gutemberg Brito para registrar em imagens emocionantes aqueles momentos.
Esse Informe traz um conteúdo extra e especial: as resoluções da plenária final do II Encontro do IOC. Que todos no IOC possam perceber a profundidade e o alcance dessas resoluções, para que juntos possamos chegar a 2015 com o IOC sonhado em Angra.
Tania, Claude, Christian e Ricardo