Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XII - n0 42- 16/11/2006

 

III Encontro do IOC encontra decisões consensuais

De 12 a 14 de novembro, o III Encontro do IOC reuniu mais de 100 profissionais do Instituto Oswaldo Cruz na ilha de Itacuruçá para discutir temas fundamentais, como mudanças da estrutura organizacional – o que implica a definição de um novo organograma –, a criação de coordenações horizontais de pesquisa e de novas estruturas de apoio administrativo, além dos critérios de composição do Conselho Deliberativo (CD). As atividades foram desenvolvidas em cinco grupos de trabalho, que debateram cada item segundo um guia comum, consolidando um relatório final que foi submetido a votação na sessão plenária que encerrou o evento no dia 14 (terça-feira). As definições serão encaminhadas para a decisão do CD-IOC no próximo dia 21 de novembro.

Gutemberg Brito
Palmas comemoraram as votações mais expressivas em que houve unanimidade

A movimentada sessão plenária, que durou mais de cinco horas, foi marcada pela unanimidade em alguns dos principais temas. Em todos os itens, houve decisão consensual de encaminhamento. A dinâmica de votação deu espaço para a defesa de pontos de vista diversificados quanto a cada item. O primeiro item submetido a votação foi a definição da criação da quarta vice-direção do Instituto. Por unanimidade, foi definida a criação das vice-direções de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico; de Serviços de Referência e Acervos; de Desenvolvimento Institucional e Gestão; e de Ensino, Comunicação e Informação. Na área de Ensino, foi aprovada a criação de uma coordenação própria para os estágios curriculares e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

A redação final da proposta de criação da rede de apoio administrativo – que inclui a criação de estruturas de gestão condominial para gerenciamento dos prédios, da estrutura de apoio administrativo e de gestão de projetos – foi aprovada por aclamação. A criação das coordenações horizontais de pesquisa também foi aprovada por unanimidade. Foi consenso que a vinculação dos laboratórios às coordenações horizontais será voluntária e que haverá a vinculação mínima a uma coordenação. Também foi decidido por consenso que as áreas devem ter um conselho científico, formado no mínimo pelos chefes dos laboratórios associados e pesquisadores responsáveis por projetos nas respectivas áreas.

Gutemberg Brito
As propostas consolidadas nos cinco grupos de trabalho foram votadas em sessão plenária

Sobre a composição do Conselho Deliberativo do IOC, um representante da cada grupo de trabalho expôs suas propostas. Entre as sugestões consensuais, destacam-se a proposta de incluir a presença de coordenadores horizontais de pesquisa e de representantes para as áreas de serviços de referência e acervos e de gestão e desenvolvimento institucional. Foi decisão consensual aprovar a filosofia desta proposta e encaminhar para deliberação do CD.

A definição das áreas temáticas para as coordenações horizontais de pesquisa foi o último ponto submetido a deliberação. Foi decidido por consenso encaminhar todas as áreas propostas para posterior apreciação do CD e debate nos laboratórios.

“A título de exercício, estamos distribuindo uma ficha para que cada um possa dizer em qual área temática se encaixaria preferencialmente”, apresentou o vice-diretor Ricardo Lourenço. “Trata-se apenas de um exercício para que o Conselho possa ter em mãos uma estimativa de quais seriam as agregações às áreas temáticas”, opinou, acrescentando que este é um primeiro ensaio de adesão.

Gutemberg Brito
A audiência construiu conjuntamente o texto final do Encontro

“Fizemos uma super ouvidoria diária neste Encontro”, avaliou a diretora Tania Araújo-Jorge, encerrando a plenária. “Tivemos vários consensos, olha que maravilha. Isso é sinal de que os grupos trabalharam com profundidade, procurando gerar consensos internos. Gostaria de parabenizar todos, porque nos ajudaram grandemente no desafio que tínhamos a enfrentar”, concluiu. Até o dia 30 de novembro, todas as Unidades da Fiocruz precisam entregar à Presidência uma proposta de novo organograma e também o manual de organização, em que será preciso identificar todas as instâncias da Unidade e suas inter-relações, além do número estimado de coordenações horizontais de pesquisa. As propostas serão debatidas e votadas no CD-Fiocruz em dezembro.


Raquel Aguiar


IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira