|
Estudantes de iniciação científica e pós-graduação têm oportunidade para mostrar resultados
Comunicar resultados é uma característica fundamental para qualquer pesquisador que atua na área científica. Este hábito deve ser cultivado desde o ingresso na carreira, como um passo tão relevante quanto os ensaios em bancada ou a atualização em relação aos conteúdos mais recentes do campo estudado.
Os jovens que atuam nos laboratórios do IOC, desenvolvendo seus projetos de iniciação científica, dissertações e teses, vêm traduzindo este compromisso de divulgação de resultados em prêmios. Em 2006, os estudantes de pós-graduação do IOC acumularam o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o Sistema Único de Saúde (SUS) e duas premiações na primeira edição do Prêmio Capes de Teses. Já no programa de iniciação científica, saiu de um dos laboratórios do IOC a vencedora do 2º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, concedido pelo CNPq.
Uma oportunidade importante para que os estudantes de pós-graduação e de iniciação científica que atuam no IOC acontece de 2 a 4 de outubro com a X Jornada Científica de Pós-Graduação da Fiocruz e a XV Reunião Anual de Iniciação Científica (PAIC) da Fiocruz. Incentivamos todos os jovens pesquisadores a participar e pedimos aos orientadores que estimulem e acompanhem este processo, que para muitos estudantes representa sua primeira oportunidade de apresentar seu trabalho à comunidade científica da Fiocruz. Na edição de 2006 da Jornada Científica de Pós-Graduação e da RAIC, os estudantes do IOC lideraram o ranking de premiados: foram seis entre as dez primeiras colocações no mestrado, seis no doutorado, além de três na iniciação científica. Ficamos na expectativa de, em 2007, colhermos mais louros.
Claude Pirmez
|
|
Alfabetismo, novo conceito
no ensino de ciências |
Fortalecer a autonomia e a criatividade das crianças e estimulá-las a descobrir o mundo da ciência. Estes são alguns dos objetivos do projeto ABC na Educação Científica - Mão na Massa. O projeto – em francês, La Main à la Pâte (LAMAP) – é uma iniciativa internacional, fruto da cooperação entre as Academias de Ciências francesa e brasileira. No Brasil, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) é um importante parceiro do projeto. Mais
|
|
|
IOC participa do XI Encontro Anual
do Grupo Arthromint |
|
Um grupo de 47 pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) está participando, até o dia 4 de agosto, do XI Encontro Anual do Grupo Arthromint. O evento itinerante reúne há 10 anos estudantes e pesquisadores que trabalham com os mais diversos aspectos da pesquisa científica envolvendo artrópodes – como insetos, aranhas e carrapatos – e helmintos, parasitas ou de vida livre. Mais |
|
..::CURTAS::..
Próxima edição do Centro de Estudos tem parceria do CDTS
A próxima edição do Centro de Estudos, amanhã (dia 3), será realizada em parceria com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) da Fiocruz. O palestrante convidado é Jochen Junker, pesquisador visitante do CDTS, que abordará o tema Structure elucidation with NMR. Às 10h, no auditório do Pavilhão de Cursos.
IOC participa do II Workshop de Pesquisas em Andamento de Doenças do Sertão - Leishmanioses
Os pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) Elisa Cupollilo, Renato Porrozzi e Elizabeth Rangel participam, entre os dias 02 e 04 de agosto, do II Workshop de Pesquisas em Andamento de Doenças do Sertão – Leishmanioses. O evento, que acontece no estado do Piauí, tem como objetivo permitir a interação entre grupos de pesquisa na área de leishmanioses que participam de projetos nos Estados do sertão brasileiro, buscando soluções para o problema da urbanização e da expansão da doença na região.
|
|