IOC é referência na Fiocruz em reciclagem
Parceria com a Dirac amplia coleta seletiva para prédios da Fundação
Desde maio de 2006, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) abraçou o compromisso da reciclagem. O projeto Reciclando no IOC acaba de render mais frutos: virou exemplo para a Fiocruz. A convite da Diretoria de Administração do Campus da Fiocruz (Dirac), a Comissão Interna de Gestão Ambiental do IOC está contribuindo para a implantação de um programa de coleta e descarte na Fiocruz. Nesta etapa, os profissionais dos serviços de limpeza da Presidência, da DIRAC, da DIREH, da ENSP e do IOC, além dos síndicos dos prédios do IOC, estão participando de palestras de sensibilização sobre a separação de resíduos recicláveis. A primeira foi realizada no último dia 5.
Foto: Gutemberg Brito |
|
|
A partir desta parceria, as atividades de coleta seletiva que já acontecem em todos os prédios do IOC agora passam a acontecer também no Castelo Mourisco, Pavilhão Figueiredo Vasconcelos (Quinino), prédio da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) e prédio da Dirac. A medida atende ao decreto presidencial 5.940, de 25 de outubro de 2006.
Segundo Gabriela Ventura e Christiane Sym, bolsistas Pró-Gestão da Comissão de Gestão Ambiental do IOC, no total 174 funcionários de limpeza e síndicos de prédios estão participando da iniciativa. As cooperativas beneficiadas pela coleta de resíduos na Fundação deverão passar por um processo público de habilitação e atender a requisitos do decreto 5.940, tais como não possuir fins lucrativos, apresentar sistema de rateio entre associados e cooperados e serem formadas exclusivamente por catadores de materiais recicláveis que tenham a catação como única fonte de renda.
Gabriela e Christiane explicam que a sensibilização terá como temas principais a importância da destinação correta dos resíduos e a aplicação do conceito dos três “R”s: reduzir o consumo, re-utilizar e reciclar. Um quarto "R" está sendo introduzido ao trio: "Repensar". Durante a sensibilização também serão elucidados dados sobre a composição dos resíduos, sua descartabilidade e o processo de produção e destinação final. Outro tema será a necessidade de preservar os recursos naturais finitos, para que as gerações futuras possam usufruí-los.
Gustavo Barreto
|