|
Nascido em 5 de janeiro de 1909 no Rio de Janeiro, Hugo de Souza Lopes formou-se em Veterinária pela Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, em 1933. Dois anos antes ingressara em Manguinhos como estagiário voluntário não remunerado. Em 1934, foi aprovado em concurso como professor catedrático da Escola Nacional de Veterinária, na Universidade Rural. Em 1964, foi cassado em Manguinhos e na Rural, mas continuou como professor conferencista do Conselho Nacional de Pesquisa, cargo que manteve até 1970.
Dedicou sua pesquisa científica especialmente ao estudo de uma família de insetos: as moscas sarcophagídeas, cujas larvas parasitam animais. Descreveu ainda cerca de 500 espécies de quase 50 gêneros e formou dezenas de especialistas em parasitologia e entomologia. Com mais de 220 trabalhos nessa área, tornou-se um dos maiores especialistas mundiais, dedicando-se também à botânica, área em que desenvolveu estudos sobre plantas do gênero Coleus (folhagens de jardim das mais variadas cores), que colecionou em Petrópolis (RJ).
Hugo foi professor da Universidade Santa Úrsula, onde foi chefe do Departamento de Biologia Geral e membro da Academia Brasileira de Ciências, da qual recebeu o prêmio Costa Lima. Como Pesquisador Titular no Departamento de Biologia do IOC, formou vários profissionais da área e foi um dos mais notáveis entomologistas entre os discípulos de Lauro Travassos.
|