Cooperação em ensino aproxima Brasil e Moçambique
Um grupo de pesquisadores do IOC vem trabalhando intensamente em parceria com a Vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz para planejar a implantação de três cursos de pós-graduação a serem ministrados pelo Instituto em Moçambique. Ao mesmo tempo em que representa uma importante ação de cooperação internacional Brasil-Moçambique, através do Instituto Nacional de Saúde de Moçambique, o projeto também possui uma relevante dimensão de cooperação institucional dentro da Fiocruz.
Estão previstos três cursos de pós-graduação, principalmente nas áreas de parasitologia e microbiologia, com abordagens que vão desde aspectos epidemiológicos até biologia molecular. . Ontem, dia 18, o diretor do Instituto Nacional de Saúde de Moçambique conversou com pesquisadores do IOC e explicou que a idéia é marcar o início do curso para março de 2008, com a participação de 25 a 30 candidatos a serem capacitados. Agora, os especialistas do IOC ocupam-se de preparar a estrutura do curso e os critérios de seleção do mestrado, sempre com o cuidado de levar em consideração as necessidades do país africano, que tem uma grande incidência em doenças infecciosas.
Este projeto é um marco do momento em que a Fiocruz, instituição não-universitária que mais forma recursos humanos no país, começa a ampliar sua ação na formação de profissionais qualificados para a saúde também para outros países. O IOC está orgulhoso por fazer parte desta história.
Ricardo Lourenço
|