O IOC e o SUS: mais que um jogo de palavras
Na próxima semana, entre os dias 27 e 30 de junho, o Instituto Oswaldo Cruz participará do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Esta é uma oportunidade para aproximarmos os serviços prestados pelo IOC dos profissionais de saúde que constituem a chamada “ponta” do sistema de assistência à saúde.
Estreitar as contribuições que o IOC pode prestar ao Sistema Único de Saúde (SUS) é um compromisso do Instituto. Neste sentido, vemos quatro grandes eixos de aproximação. Os serviços de referência e os cursos para o SUS certamente são as vertentes mais evidentes. As ações de comunicação e informação em saúde são o terceiro eixo, incluindo a divulgação de informações através do site e o atendimento online do serviço Fale Conosco. As ações educativas do IOC – jogos, produtos audiovisuais e produtos educativos – completam as iniciativas de integração com o SUS.
Além de divulgar as ações do IOC, durante o Conasems aproveitaremos a oportunidade de nos aproximar dos profissionais que implementam o dia a dia do SUS para produzir um cadastro de usuários, permitindo contatos posteriores. O objetivo de criar este banco de dados é mapear as principais demandas nas quais podemos contribuir e propormos novas parcerias.
A idéia de IOC no SUS, portanto, ultrapassa o jogo de palavras. É um compromisso institucional de identificar em que podemos contribuir para o sistema de saúde público e nortear nossos caminhos para que os objetivos do IOC sejam convergentes em relação às necessidades do SUS.