Áreas de pesquisa apresentam primeiro balanço de atividades
As primeiras reuniões das 15 áreas de pesquisa do IOC, ocorridas entre 13 de março e 3 de abril, contaram com 329 pesquisadores de todos os laboratórios do Instituto. O resultado destes encontros foi consolidado em um relatório, atualmente disponível para a apreciação e comentários da comunidade científica do IOC.
Este balanço consolida as características de cada área e suas principais propostas, além de apresentar as comissões de implantação constituídas durante as reuniões. Este documento é uma importante fonte de consulta para os chefes de laboratórios que, neste momento, estão aderindo às áreas de pesquisa.
A adesão é voluntária e pode englobar tantas áreas de pesquisa quanto se julgar necessário, de forma a garantir a representatividade dos projetos em desenvolvimento no laboratório nas áreas pertinentes. A tabela final com os laboratórios membros de cada área será divulgada em maio.
Agradecemos a contribuição de todos os pesquisadores nesta empreitada trabalhosa, porém construtiva.
Mesmo um breve correr de olhos no documento que sintetiza estes primeiros encontros já evidencia o avanço de cada área em definir sua identidade. A expectativa é de uma abertura maior para o diálogo entre áreas naturalmente convergentes que, reunidas, só têm a somar para a ciência brasileira.
Christian Niel
|