Prioridades de pesquisa em saúde: debate contínuo
Há 107 anos o IOC dedica-se à geração de conhecimentos, produtos e serviços na área biomédica com o objetivo central de atender as necessidades da saúde da população brasileira.
Nesta trajetória, o Instituto acumula o esforço individual e institucional de cientistas e laboratórios de pesquisa que desde os tempos de Oswaldo Cruz empenham-se em desenvolver estratégias para a promoção da saúde no país através de pesquisas básicas e aplicadas.
Nossa missão como centro de excelência científica vinculado ao Ministério da Saúde é – e sempre foi – investigar e solucionar os principais problemas de saúde pública da nação.
Para cumprir esta tarefa, os projetos aqui desenvolvidos devem estar sempre afinados às prioridades do Ministério da Saúde. Mais do que isso, devem propor temas prioritários para a pesquisa em saúde a partir do conhecimento gerado nos laboratórios do Instituto e nas pesquisas de campo.
A discussão sobre as prioridades de pesquisa em saúde, que deve estar sempre em pauta no Instituto, é tema de nosso encontro semanal, amanhã, no Centro de Estudos. O Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, retorna à Fiocruz, onde ocupou a Vice-Presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, para incentivar este debate com a palestra Pesquisa em Saúde no Brasil: panorama e perspectivas.
Convocamos todos a participar deste encontro, que promete ser bastante elucidativo. E encorajamos todos os pesquisadores do IOC a propor prioridades e metas de saúde pública ao Ministério, contribuindo para a incorporação em editais de financiamento de temas relevantes que muitas vezes não são contemplados.
Tania, Christian, Beth e Ricardo
|