O Instituto Oswaldo Cruz, entendendo seu papel como gerador de conhecimentos que busquem solucionar problemas de saúde pública da população brasileira, assume dentre suas missões fomentar as ações de Assistência e Vigilância Epidemiológica, desenvolvidas por 28 Serviços de Referência. Da mesma forma, através do compromisso com a preservação da diversidade biológica e o estímulo à pesquisa com o desenvolvimento de estudos biológicos e taxonômicos, vem desenvolvendo esforços voltados para a valorização e preservação de suas Coleções Científicas – atualmente 10 são credenciadas institucionalmente.
Assumindo o desafio de se organizar para atender às demandas relativas a estes dois segmentos, a diretoria decidiu criar a Vice-Diretoria de Serviços de Referência e Coleções Científicas. Dentro de suas atribuições, esta Vice-Diretoria reunirá os Coordenadores dos Serviços de Referência e os Responsáveis por Coleções Biológicas nos dias 2 e 5 de julho, respectivamente.
No âmbito dos Serviços de Referência, o objetivo é promover a integração entre os Coordenadores, a Câmara Técnica e o Serviço de Planejamento e Orçamento (antigo NEPI), buscando aprimorar o Sistema COLETA. A reunião com os Curadores de Coleções Científicas, os responsáveis por demais acervos biológicos e a Câmara Técnica discutirá o retrato atual do acervo biológico do Instituto, bem como o processo de credenciamento de coleções institucionais.
Esta iniciativa aponta para a construção de políticas institucionais claras dirigidas aos Serviços de Referência e às Coleções Científicas, tarefa prevista no Plano Diretor do IOC, aprovado pelo CD-IOC em outubro de 2006.