No rumo da Excelência
Neste primeiro Informe IOC do ano de 2008, gostaríamos de rememorar as diretrizes definidas coletivamente no II Encontro do IOC em 2006. Dois anos atrás, reafirmamos nesse evento marcante nossa missão institucional e construímos nossa visão de futuro: o IOC quer ser em 2015 um Instituto de Pesquisa e Tecnologia internacional de excelência, formador de cientistas e técnicos, reconhecido pela qualidade de sua ação de referência de diagnóstico, assistência e vigilância epidemiológica e capaz de responder às demandas na área de saúde com rapidez e confiabilidade.
Como assegurar o caminho para a excelência em nível nacional e internacional?
Desde aquela plenária histórica, temos perseguido essa meta, em cada uma das atividades do Instituto. Sem dúvida, a nova estrutura organizacional aprovada em 2007 e em fase de implantação é o barco no qual estamos navegando juntos. E acreditamos que o leme desse barco é formado pelos nossos mecanismos de avaliação, planejamento e gestão, seja nos processos que geram nossos produtos finalísticos – tais como conhecimento, pessoas bem formadas e serviços de qualidade – seja nos processos que asseguram apoio a essas ações. Já demos início ao ano com o edital de credenciamento de laboratórios para 2008-2011.
Começamos 2008 passando da estrutura à função, da anatomia à fisiologia do IOC, dando mais energia para essa metamorfose institucional, quando os laboratórios de pesquisa deixaram o casulo original dos departamentos e maturaram para se consolidar como a base da estrutura do IOC. Os departamentos de apoio, tanto para a área técnica como para a área administrativa, estão estruturados e oferecendo seus serviços aos laboratórios. As Comissões Internas de Biossegurança, de Gestão Ambiental e de Gestão da Qualidade estão atuando firmemente em suas missões de apoio aos laboratórios e de capacitação das pessoas do IOC. A Comissão de Obras e Espaços trabalha para concluir a proposta do Plano Diretor de Obras 2008-2012. A rede de biotérios está quase completa e já bastante modernizada, bem como os ambulatórios de assistência e de referência. Uma das áreas de pesquisa já elegeu sua Coordenação e as demais vão fazê-lo até maio próximo. E o rebuliço dos remanejamentos de espaços físicos já agita oito prédios do Instituto, com mudanças de laboratórios inteiros para que todos possam trabalhar em melhores condições. Mais
Tania, Christian, Elizabeth,
Claude e Ricardo
|