Credenciamento de laboratórios para 2009-2012
A excelência nas atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação é meta do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) desde a sua criação, em 1900. Hoje, o IOC segue com o mesmo objetivo, expresso na visão de futuro estabelecida no II Encontro, em 2006: ser um Instituto de Pesquisa e Tecnologia internacional de excelência, formador de cientistas e técnicos, reconhecido pela qualidade de sua ação de referência de diagnóstico, assistência e vigilância epidemiológica e capaz de responder às demandas na área de saúde com rapidez e confiabilidade.
Há 18 anos, este comprometimento é assegurado pela avaliação do desempenho dos laboratórios de pesquisa do Instituto, realizada através de um sistema pioneiro no Brasil, adotado pela Fiocruz como modelo em outras Unidades.
Inaugurado em 1991, quando 50 dos 54 laboratórios propostos foram credenciados, o sistema de avaliação parte do pressuposto de que a premiação de laboratórios em função do desempenho estimula a competitividade e colabora para qualificação da atuação em desenvolvimento tecnológico e inovação.
São duas etapas complementares. Primeiro, uma avaliação externa realizada quadrienalmente por representantes de instituições de pesquisa de todo o país pode sugerir a criação de novos laboratórios, incentivar a consolidação de outros e identificar as unidades de pesquisa improdutivas, indicando mudanças de rumo ou justificando o fechamento do laboratório.
A partir deste reconhecimento, os laboratórios são contemplados por um sistema de financiamento por mérito, de acordo com a pontuação obtida pelas ações de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação, ensino, serviços de referência e coleções científicas. Na última avaliação, 66 laboratórios foram credenciados. Em 2007, 379 artigos foram publicados pelo IOC em revistas indexadas, o que representa um aumento de 45% em 5 anos.
A avaliação dos laboratórios de pesquisa orienta o planejamento institucional e é fundamental para que o IOC atinja, em 2015, a visão de futuro que construiu para si. Contamos com a participação e colaboração de todos durante o processo de credenciamento e recredenciamento de laboratórios para 2009-2012. As instruções já estão disponíveis no site do IOC e o prazo limite para enviar a documentação e atualizar o sistema COLETA é 31 de julho.
Tania, Christian, Elizabeth,
Claude e Ricardo
|