Infraestrutura para fortalecer pesquisa e referência
O Instituto Oswaldo Cruz ganhou nesta segunda-feira, dia 29 de junho, um reforço de infraestrutura para a pesquisa e os serviços de referência com a conclusão da reforma do laboratório NB3 do Pavilhão Leonidas Deane.
Contando com recursos do Fundo Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde (MS), repassados ao IOC inicialmente pela então Vice-presidência de Serviços de Referência e Ambiente, num processo concluído pela Vice-presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência, em 2008 iniciamos a manutenção preventiva e corretiva para a qualificação de três laboratórios NB3 no IOC. O laboratório do Pavilhão Leonidas Deane é o primeiro destes a ficar pronto. Em setembro inauguraremos mais dois laboratórios do mesmo nível, no Pavilhão Helio e Peggy Pereira, sendo que um deles irá compor uma rede de laboratórios NB3 do MS, a serem acionados em caso de emergência de epidemias.
O conjunto de laboratórios NB3 pode ser utilizado por todos os pesquisadores do IOC, beneficiando tanto a pesquisa como os serviços de referência. Do ponto de vista da pesquisa, aumenta a nossa infraestrutura para que possamos pesquisar um maior número de agravos. Do ponto de vista dos serviços de referência, trata-se de questão fundamental - quando recebemos uma nova amostra, a priori, devemos analisar o material com a maior cautela possível.
O custo de montagem de um laboratório NB3 é extremamente alto. A conquista de três novos laboratórios NB3 em um mesmo ano merece comemoração. Terminaremos 2009 mais fortes, com uma infraestrutura de ponta para a pesquisa e referência. É um investimento estratégico, fruto do sucesso da parceria com a Vice-presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz, que temos a satisfação de entregar à comunidade científica do IOC.
Tania, Mariza, Christian,
Helene e Elizabeth
|