2009: avança a
integração do IOC na Fiocruz
Queremos começar o primeiro Informe IOC de 2009 falando sobre integração, a palavra-chave que conduzirá cada vez mais as ações na Fiocruz e no IOC. O ano teve início com a Fundação sob a presidência de Paulo Gadelha, cuja posse no dia 15 de janeiro foi um evento emblemático, no calor do verão do Rio de Janeiro e do público que lotou uma grande plenária de saudação à nova presidência em frente ao castelo.
Com a diretora do IOC, Tania Araújo-Jorge, em Genebra representando a Fiocruz em Comitê Estratégico do TDR/OMS, os vice-diretores Ricardo Lourenço, Christian Niel e Elizabeth Rangel representaram o Instituto na posse do novo presidente e testemunharam os gritos de empolgação da plateia quando o cerimonial anunciou Claude Pirmez como a vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência. A nova configuração dessa vice-presidência abrange dois segmentos inseparáveis no IOC, que certamente ganharão políticas de contorno mais definido e inovador sob a gestão de nossa colega.
Claude sai da direção do IOC, mas assume uma vice-presidência da Fiocruz. Maravilha. Seu maior desafio será integrar ao máximo a pesquisa e a referência com as outras quatro áreas conduzidas pelas demais vices: Ensino, Informação e Comunicação (com Maria do Carmo Leal), Inovação e Produção (com Carlos Gadelha e com o CDTS em acelerado processo de construção liderada por Carlos Morel), Ambiente, Promoção e Assistência à Saúde (com Valcler Rangel, que inaugura essa outra nova configuração de vice-presidência), e Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho (com Rômulo Maciel, que retorna diretamente do gabinete do ministro Temporão para auxiliar Paulo Gadelha na gestão da Fiocruz). [+]mais
Tania, Christian,
Ricardo e Elisabeth,
agora sem Claude
|