A triste perda de um grande educador, parceiro e amigo do IOC
Nesta semana, o Brasil perdeu Victor Valla, pesquisador emérito da Fiocruz, educador, formador, professor e orientador de alunos na Universidade Federal Fluminense, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e, mais recentemente, também no Instituto Oswaldo Cruz. Queremos aqui deixar nossa homenagem e testemunho de seu entusiasmo e luta contínua pela educação em saúde no Brasil. Afinal, a luta pela melhoria da saúde pública e da educação popular são metas caras ao IOC e a toda a Fiocruz.
Sempre atento e pronto a colaborar com boas iniciativas na Fiocruz, Valla e seu grande parceiro Eduardo Stotz foram os primeiros professores da ENSP a ingressar no corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do IOC (EBS-IOC), desde sua criação em 2003, na época sob a minha coordenação. Valla ministrava aulas e orientou diretamente duas teses. O mestrado de Carla Lima, em 2006, sobre "Pobreza e saúde em contextos de violência: Muitos impasses e alguns caminhos" foi um momento especial de Valla no IOC. E a tese de Doutorado de Marta Sorvi está em fase de finalização. Foi participando de sua banca de qualificação que encontrei Valla pela última vez e, novamente, me emocionei com ele, suas sugestões precisas e suas críticas mordazes. E me lembrei do contexto em que o conheci, para além do educador, um sempre militante da educação: em 1981, como ativistas numa campanha eleitoral para a diretoria do Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro.
Mas a saída de cena de Valla não deixa apenas o vazio. Deixa também inspiração. A lembrança de lutas pelas causas sociais, o engajamento na formação de sanitaristas e no campo da saúde pública, o respeito aos saberes populares para a conceituação da construção compartilhada do conhecimento, instrumento essencial para a educação em saúde, são estímulos para nossos estudantes e pesquisadores. Seus ideais passarão às novas gerações como um exemplo de batalha pela melhoria da educação e da saúde.
Tania Araújo-Jorge
|