Fiocruz 2030: Conselho Deliberativo do IOC inicia a discussão
A reunião extraordinária do CD-IOC realizada ontem (14/10) marcou o início dos debates no Instituto sobre o VI Congresso Interno da Fiocruz. Proposto e já convocado para os dias 2 e 3 de dezembro, pela Presidência e pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz, o Congresso Interno é um momento especial de integração e de reflexão conjunta de toda a instituição sobre as questões estratégicas que devem nortear as ações da presidência da Fiocruz.
Dessa vez o tema é mais ambicioso: vamos pensar e projetar a Fiocruz para 2030, planejando pela primeira vez no longo prazo. Os cenários econômico, internacional, ambiental-climático, demográfico-epidemiológico e de ciência e tecnologia serão analisados e utilizados como pano de fundo para uma análise criteriosa de todas as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos da Fiocruz, e para o desenho de uma visão de futuro.
O que queremos ser em 2030 para esse país? Que sonho precisamos sonhar hoje para que a Fiocruz esteja a altura do sonho sonhado por Oswaldo Cruz no início do século XX? E o que fazer para chegar lá? Nesse contexto, decidiremos no Congresso Interno se, para conduzir a Fiocruz nessa direção, precisamos ou não deixar de ser uma autarquia híbrida com fundação privada de apoio e passar a ser uma empresa estatal social. Assim, serão quatro as dimensões a serem tratadas nos debates: a Saúde como impulso para o desenvolvimento (internacional, nacional e regional), a Fiocruz como agência estratégica de estado e seu papel para garantir competitividade no mercado e na economia da saúde, a Fiocruz e o futuro da ciência e tecnologia em saúde, e o projeto estratégico para a Fiocruz 2030 com o modelo de gestão 2010 que a leve até esse objetivo. [+] mais
Tania
|