O exercício de buscar soluções para o Ensino
Mobilizar as pessoas é uma tarefa difícil. Pedir que todos os doutores do IOC reservem um dia inteiro de suas agendas para um encontro é quase uma ousadia. Se tivemos sucesso no IV Colegiado de Doutores, realizado na última segunda-feira, certamente uma das principais justificativas é o interesse da comunidade do IOC sobre o tema Ensino. Conseguimos reunir 120 docentes, dispostos a debater e apontar caminhos para os programas de pós-graduação no Instituto, neste fórum que é amplamente democrático e participativo, aberto a todos os profissionais com titulação de doutor.
O ponto norteador, que nos leva a colocar esse tipo de discussão na agenda do dia, é o objetivo de aprimorar as ações de Ensino, que acompanham o IOC desde sua fundação, tendo como foco a excelência nesta atividade. No ambiente competitivo dos cursos de pós-graduação, precisamos nos manter atraentes para alunos de alta capacidade, que realmente venham a somar na geração de conhecimento e de inovações, ao mesmo tempo em que é imperativo acompanhar o ritmo de criação de novos campos de conhecimento - tudo isso, logicamente, sempre atendendo às rígidas exigências da CAPES.
Oferta de disciplinas, adequação das publicações ao Qualis da área e o perfil de cada programa foram algumas das questões centrais desta edição do Colegiado. A participação de Emídio Cantídio na abertura do evento, diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES, foi uma escolha pautada na necessidade de estimular a captação de recursos para o Ensino, o que é estratégico para a continuidade das ações. Para isso, estar atentos às oportunidades de editais oferecidas por órgãos de fomento é uma tarefa que cabe a todos: Diretoria, Coordenações de Programas e orientadores.
Agradecemos o entusiasmo e a disposição para o diálogo de todos os que participaram do Colegiado, especialmente aos coordenadores de programas de pós-graduação. Estamos certos de que as discussões valiosas que aconteceram durante o encontro guiarão o IOC para garantir excelência ainda maior no Ensino.
Helene e Tania
|