Ampliando a diretoria
O IOC tem uma maravilhosa tradição de trabalhar em sistemas colegiados de pares e de aprofundar seus temas de debate antes de tomar decisões. As Câmaras Técnicas (CTs) do Instituto existem há décadas e serviram de exemplo para a composição de estruturas similares na presidência da Fiocruz.
A missão de uma diretoria, para coordenar um instituto tão grande e diverso como o nosso, precisa de suporte técnico e científico. O papel das Câmaras Técnicas emerge então como o de grupos de consultores, que garantem ao IOC uma assessoria de qualidade, que pensa estrategicamente os problemas do Instituto e as propostas e políticas para sua solução de modo sustentável.
Tradicionalmente tínhamos duas Câmaras Técnicas: uma de Pesquisa e outra de Ensino. Aos poucos, fomos construindo outras - a CT de Serviços de Referência, a CT de Coleções, e depois a CT de Informação e Comunicação. Vamos agora estruturar mais uma, a CT de Ambiente e Saúde. Serão, portanto, seis CTs que, junto com nossas outras cinco Comissões Internas e com nossa Diretoria Executiva (porém sobre essas cabe outro editorial), compõem as estruturas de ampliação dos olhos, braços, pernas, cérebros e corações dos diretores.
A novidade iniciada em nossa primeira gestão foi o convite para que outros colegas não pertencentes à diretoria coordenassem as CTs, passando a diretora ou os vice-diretores a atuarem como membros participantes. [+] mais
Tania, Mariza, Christian,
Helene e Elizabeth
|