IOC: palco de reflexões e
troca de ideias
Encontros científicos são oportunidades de reunir cérebros para discutir realidades e pensar cenários. Tem sido uma opção da Diretoria do IOC fomentar encontros, tanto do ponto de vista de recursos quanto de aspectos logísticos, para estimular debates qualificados, que reflitam a pluralidade de áreas de conhecimento e de abordagens científicas que têm marcado a trajetória do IOC.
Este mês de setembro é um bom exemplo deste investimento. Entre outros, podemos citar a realização do Colegiado de Doutores, para debater os caminhos do Ensino no Instituto; o II Workshop da Área de PD&I em Dengue, Febre Amarela e outras Arboviroses; o Seminário Laveran & Deane sobre Malária; o I Encontro sobre Helmintoses: pesquisa e serviço de referência para saúde pública; o evento Pesquisa em Viroses no Instituto Oswaldo Cruz: história e impactos na saúde pública e o I Workshop da Área de Doença de Chagas.
Além destes, já realizados ou em andamento, ainda acontecerão neste mês o evento “Evolução no século XXI: Darwin na era pós-genômica” e o “Workshop Mucosal Immunobiology and Inflammation”.
Esta amostra interessante e diversa, com eventos discutindo o estado da arte de temas como dengue, doença de Chagas e viroses, tão importantes para a saúde pública na realidade epidemiológica brasileira, mostra que o Instituto se mantém atual e atuante, resgatando o passado e olhando o presente para pensar o futuro.
Helene, Tania, Mariza, Elizabeth e Christian
|