Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 26/05/2006

 

.
DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Integração para o desenvolvimento

Em março de 2006, o II Encontro do IOC (abaixo) reuniu 150 membros do Instituto para refletir sobre o tema Construindo o Futuro . “Este momento de planejamento participativo trouxe desdobramentos importantes”, destaca Tania Araújo-Jorge, diretora do IOC. “Os laboratórios foram indicados como estruturas de base, o que fomentou ações de desenvolvimento institucional para seu fortalecimento. As discussões em grupos de trabalho permitiram a construção coletiva da nova configuração organizacional do IOC, consolidando uma proposta inicial para sua nova estrutura. Em junho, o Conselho Deliberativo discute a metodologia e cronograma de desenvolvimento e implantação da reestruturação organizacional, batizado como Planejamento e Complexidade. Este debate vem embasando a proposta do IOC para o V Congresso Interno da Fiocruz”, conclui. Tendo em vista os debates promovidos durante o II Encontro, a diretoria do IOC apresentou ao Programa Pró-Gestão da Fiocruz uma proposta para captar especialistas externos que possam apoiar o projeto de modernização da estrutura organizacional e do sistema de gestão.

No período preparatório para o V Congresso Interno, os 24 delegados do IOC reuniram-se cinco vezes (dias 28/3, 5/4, 11/4, 18/4 e 2/5) e um ciclo de debates está agregando a totalidade do IOC na discussão. Nos dias 16 e 23 de maio, os temas debatidos foram Plataformas tecnológicas e experimentação animal , sob coordenação de Valber Frutuoso , e Apoio administrativo , coordenado por Damasceno Fernandes. No dia 6 de junho o tema Pesquisa e a organização da “tecno-estrutura” será debatido sob coordenação de Mariza Conde e em 13 de junho será consolidada, em sessão aberta, a proposta do IOC para o V Congresso Interno. Em setembro de 2005, no Plano Quadrienal da Fiocruz, foram incluídas 37 propostas levadas pelo IOC.

Gutemberg Brito

A partir de junho de 2005, o Conselho Deliberativo (CD-IOC) passou a ter reuniões mensais, possibilitando a aceleração do processo decisório. A participação foi ampliada: representantes dos técnicos de nível médio, dos tecnologistas e da Comissão Interna de Biossegurança passaram a integrar o CD-IOC. Também houve acréscimos na composição do Conselho Ampliado, que passou a ter encontros bimestrais e agora inclui os coordenadores de Câmaras Técnicas e Comissões Internas e dos setores de Informação, Comunicação e Informática, bem como os coordenadores dos quatro programas de pós-graduação stricto sensu . Para 2006, o planejamento orçamentário do IOC foi preparado com foco no alinhamento dos projetos dos laboratórios ao Plano Plurianual (PPA) do governo federal na Fiocruz. No total, foram apresentados à Presidência da Fiocruz 394 projetos – 310 nas áreas finalísticas de Ciência e Tecnologia em Saúde e de Ensino e Referência e 84 nas áreas de Administração e Gestão.

Como estratégia para articular as ações em Desenvolvimento Institucional , as áreas de Administração, Ensino, Informação, Comunicação e Informática, Qualidade, Biossegurança e Ambiente vêm se reunindo em reuniões semanais. “Esta é a oportunidade para diagnosticar desafios e, juntos, refletirmos em busca de melhorias que permitam ao Instituto cumprir sua missão na produção de pesquisa científica”, avalia Christian Niel, vice-diretor de Desenvolvimento Institucional do IOC.

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira