Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 26/05/2006

 

.
DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Compromisso com o Ambiente, Biossegurança e Qualidade

Em abril, o Encontro de Qualidade, Biossegurança e Ambiente marcou as articulações entre estes setores. A partir do evento, três grupos de trabalho foram criados.

A Comissão Interna de Ambiente (CI-Amb/IOC), criada em agosto de 2005, norteia suas ações pelo conceito de ecoeficiência, que preconiza a produção – no contexto do IOC a produção de projetos de pesquisa – com redução da geração de resíduos e consumo de materiais e recursos naturais. “Iniciamos o levantamento da legislação ambiental pertinente às atividades realizadas por pesquisadores do Instituto e firmamos convênio com o Ministério do Meio Ambiente para  a implantação no IOC da Agenda Ambiental na Administração Pública , conhecida como A3P”, sintetiza a coordenadora da Comissão, Martha Barata. “ Em 2006 iniciamos a avaliação dos riscos químicos nos laboratórios do IOC e, em breve, daremos início à reciclagem de papel”, completa. Também foi estreitada a relação com a Dirac para alterações prediais referentes a qualidade na gestão ambiental.

A Comissão Interna de Biossegurança (CIBio/IOC) conquistou em agosto de 2005 o prêmio “Experiência de Sucesso” no Seminário Internacional de Biossegurança em Saúde, concedido pela Opas e o Ministério da Saúde, para o projeto de qualidade dos jalecos. Em março foi iniciado o primeiro Curso de Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa Biomédica, com conteúdo mais profundo e ampliado do que os cursos regulares de Sensibilização em Biossegurança. Entre 22 e 24 de maio, a CIBio promoveu o primeiro curso de Transporte de Material Biológico da Fiocruz. O projeto portas fechadas, que busca controlar o acesso aos laboratórios, atendeu em 2005 todos os laboratórios do Pavilhão Leônidas Deane e, em 2006, será implementado nos departamentos de Helmintologia e de Fisiologia e Farmacodinâmica. “A meta para 2006 é eliminar a presença de botijões de gás nos laboratórios e reduzir o uso de bico de Bunsen, que serão substituídos por placas aquecedoras e incineradores”, conclui Hermann Schatzmayr, presidente da CIBio.

O Grupo de Trabalho (GT) Qualidade vem inaugurando no IOC uma nova cultura. “A demanda por qualidade na pesquisa científica é uma demanda do Ministério da Saúde”, esclarece a coordenadora do GT Qualidade, Márcia Leite Baptista. O planejamento da Comissão Interna de Qualidade está em fase final e sua criação será formalizada em breve.

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira