No caminho da reorganização estrutural
A reorganização estrutural do IOC teve no II Encontro, realizado em março deste ano, um momento chave para o aprofundamento das discussões e a integração dos membros do Instituto neste processo. A reflexão sobre as metas de futuro, tendo como eixo a consolidação dos laboratórios como estrutura de base e a criação de coordenações horizontais de pesquisa, apoiadas por uma forte estrutura de apoio administrativo e operacional, foram as principais decisões do fórum, obtidas a partir das contribuições de mais de cem membros do Instituto. Durante todo o ano, estas propostas foram amadurecidas nos laboratórios, discutidas no Conselho Ampliado e votadas no Conselho Deliberativo do IOC, depois da realização do III Encontro do IOC.
Como resultado deste processo, conseguimos aprovar em outubro o Plano Diretor 2005-2009, que agrega em 87 ações nas áreas de desenvolvimento institucional e gestão, pesquisa e inovação, serviços de referência, coleções, ensino, informação, comunicação e administração as atividades a que o Instituto se compromete a dedicar prioritariamente sua força de trabalho neste período.
No III Encontro, em novembro, consolidamos o desenho da estrutura organizacional que o IOC deseja, em consonância com suas necessidades atuais. As conclusões incluíram a definição de uma nova proposta de organograma, de um planejamento inicial para a criação de coordenações horizontais de pesquisa e de novas estruturas de apoio administrativo, além dos critérios de composição do Conselho Deliberativo (CD).
As orientações do III Encontro foram encaminhadas para a decisão do CD-IOC no dia 21 de novembro. Desde então, a Diretoria vem trabalhando a todo vapor para consolidar, em documentos, as propostas que o IOC escolheu. É com tranqüilidade que encaminhamos à Presidência da Fiocruz hoje, dia 30, a proposta de reorganização estrutural do IOC, certos de que ela foi construida de forma integradora e amadurecida pelo Instituto através de suas instâncias de debate e de deliberação, como um reflexo da transparência do processo democrático. Este é o momento de agradecermos as contribuições de todos e de torcermos para que, no quadro da Fundação, a proposta do IOC encontre terreno para florescer.
Tania Araújo-Jorge
|