15 / 06/ 2004
Toma posse a nova diretoria do IOC
Conheça também a íntegra do discurso proferido em nome da Diretoria de 2005-2009
A ciência não avança, a ciência alcança, a ciência em si... Ao som de A Ciência em Si , de Gilberto Gil e Arnaldo Antunes, teve início a apresentação dos projetos anunciados por Tania Araújo-Jorge na cerimônia de posse da Diretoria 2005-2009, integrada ainda por Claude Pirmez, Christian Niel e Ricardo Lourenço.
Aberta pelo Diretor Renato Cordeiro, a cerimônia transcorreu num auditório Arthur Neiva lotado e em clima caloroso e de integração do IOC. Foram homenageados os chefes de Departamento da gestão finda e firmada a posse dos eleitos para 2005 a 2007. Depois da cerimônia da manhã, a alta-direção da Fiocruz esteve presente. Trazendo força do passado. Assumindo um mandato de apenas 4 anos, Tania disse acreditar que somente com metas de longo prazo, que suplantam a gestão, é possível atender às inúmeras demandas do Instituto.
Reafirmou dentre suas prioridades as obras de infra-estrutura do IOC. Apontou a articulação política com a Presidência e nas esferas governamentais de financiamento como um dos principais instrumentos para a captação dos recursos necessários.
- Com a experiência do 'Ciência, Arte e Cidadania' - registrou ela que presidiu os dois anos em que já ocorreu o evento - conseguimos ocupar a Assembléia Legislativa. Isso dá um enorme destaque aos setores da C & T, ressaltou.
Em diálogo permanente. Com fala calma mas contundente, Tania defendeu os ideais que têm marcado sua trajetória, já que a gestão caminhará também com a 'necessidade de manter sempre aberto um canal de diálogo com a população'. - Precisamos aprender com a Revolta da Vacina e quebrar os preconceitos, enfatizou.
Tania lembrou o Massacre de Manguinhos, quando cientistas do IOC foram cassados pela ditadura militar, para falar sobre a importância da Democracia e da Liberdade, para o pleno desenvolvimento das atividades profissionais da instituição e a livre expressão da criatividade.
Dentre as homenagens que prestou, a Diretora do IOC enalteceu os cientistas que já dirigiram o Instituto, 'cujos retratos enobrecem o Pavilhão Arthur Neiva, onde será incluído o de Renato Cordeiro', destacou a pessoa do Dr. Lobato Paraense e todas as mulheres, agora em maioria no CD e no Conselho ampliado, finalizou.
leia a seguir a íntegra da fala de posse da Diretoria.
Arquivo: Fala de posse Tânia
|