15 / 06/ 2005
Amigos continuam homenageando Dr. Sebastião

Foto: Homenagem a Dr. Sebastião no I Simpósio Nacional de Coleções Científicas
Até esta segunda semana de junho, continuam chegando mensagens em memória do Professor Sebastião José de Oliveira, falecido em 16 de abril.
A Revista EPARREI, a Casa de Cultura da Mulher Negra e a Fundação Cultural Palmares, entre outras, somam-se à iniciativa de ex-alunos de Sebastião de homenagear o pesquisador dando o seu nome à Coleção Entomológica do IOC.
Querido por seus familiares, Sebastião de Oliveira era estimado também pelos amigos de luta, colegas de trabalho e admiradores. Dentre as mais de 20 mensagens recebidas, ressalta a imensa saudade que deixou junto a quem "ficou conhecido pelo seu amor e dedicação à ciência e ao IOC".
O neurocientista Miguel Nicolelis, que o conhecera dias antes do falecimento, na cerimônia de Abertura do Ano Letivo do IOC, diz-se "realmente chocado". Em Manaus/AM, foi rezada missa, em memória, na Igreja de São Sebastião, a pedido dos amigos que lá deixou.
O "orgulho dos amigos que com ele atuaram ombro-a-ombro junto aos jovens que fundaram o Movimento Negro, nos anos 1970", é lembrado. E há manifestações do Centro de Tradições Afro Brasileiras (Cetrab), do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comededine), bem como do Fórum Estadual de Mulheres Negras.
" Daqui a 200 anos a Coleção Entomológica estará lá, de nós ninguém saberá, mas Sebastião certamente continuará a ser quem foi", exalta Marcia Chame. Há mensagens ainda de Carlos J. da Silva, do LNMRI/IRD/CNEN, do Memorial Lélia Gançalez, de Rosenilda Santa Rosa, do MNU/UERJ, entre outras.
|