25 / 07/ 2004
Comunicação da informação é consenso na
Câmara Técnica de Serviços de Referências do IOC
A primeira reunião da Câmara Técnica de Serviços de Referência do IOC, da quinta-feira 21/07, realizada em conjunto com a CIBio/IOC e a Coordenação do GT de Qualidade, foi consensual sobretudo quanto a necessidade de estruturar uma sólida política de comunicação para atender e controlar a informação científica desses Serviços.
A área de Informática do IOC já tem montados três sistemas de bancos de dados (em Bacteriologia - leptospirose, em Virologia - hepatite e riquetsiose). Um quarto sistema, da Dengue, está em desenvolvimento. Em seguida, deverão ser trabalhados os demais serviços.
Foi consenso também a realização de um Workshop com todos os serviços de referência do Instituto. Debatendo as principais exigências de biossegurança e de gestão de qualidade, o encontro ampliou horizontes para a implantação de um centro de recebimento de amostras do IOC, para os laboratórios de referência.
Houve convergências ainda para a constituição de Grupos de Trabalho, o de Qualidade já em andamento. Quanto ao workshop, em discussão a temática e condições para a realização do evento. A implantação do centro de recebimento de amostras para os laboratórios de referência deverá entrar nas próximas pautas da Diretoria com a Presidência.
Participaram da Câmara Técnica os Drs. Clara Yoshida, Hermann Schartzmayr (CIBio/IOC), Márcia Leite (GT de Qualidade) e Marilda Siqueira, do Departamento de Virologia, a Dra. Denise Valle, do Departamento de Entomologia, Jorge Aires, da Coordenação de Informática, a Dra. Martha Pereira, do Departamento de Bacteriologia do IOC, que coordenou os trabalhos, e representou a Diretoria, a Dra. Claude Pirmez.
|