IOC participa da organização de congresso que discute o avanço
nas pesquisas com células-tronco
De 26 a 30 de julho, o XIII Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular reunirá a comunidade científica em Búzios, cidade do litoral do Rio de Janeiro, para discutir os avanços na área de pesquisa com células-tronco e temas como terapia celular e biologia celular. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC) é um dos organizadores do evento, que será realizado em conjunto com o IX Simpósio Brasileiro de Matriz Extracelular e o IV International Symposium on Extracelular Matrix.
Um total de oito conferências, 28 mesas-redondas, sendo cinco sobre o ensino e a política em Biologia Celular, e quatro cursos fazem parte da programação, que ainda conta com eventos paralelos junto à comunidade. “Vamos divulgar a área de pesquisa biomédica, particularmente a Biologia Celular, através de um concurso de redação com o tema Células-tronco e seu uso em terapia celular para estudantes de escolas da região e promover uma mostra de filmes científicos”, conta Wilson Savino, chefe do Laboratório de Pesquisas sobre o Timo do IOC e presidente do evento. Até no momento de confraternização, assuntos relacionados à ciência serão tema de discussão. “Estamos montando a Cozinha Científica e o Chopp Científico, atividades lúdicas que permitirão discutirmos temas científicos”, dispara Savino.
Segundo o pesquisador, o IOC cresce ainda mais com a participação na organização do evento, que tem a expectativa de superar a marca de mil inscrições. “Este conjunto de congressos acoplados fazem parte do calendário científico já estabelecido no Brasil e o fato do IOC ser um dos organizadores gera uma visibilidade importante e cria possibilidades de cooperação”, avalia, ressaltando que 25% dos palestrantes convidados são estrangeiros.
Entre os mais de 90 palestrantes já confirmados, estão pesquisadores do IOC e nomes como o do pesquisador Antônio Carlos Campos de Carvalho, coordenador de um dos maiores programas de pesquisa em terapia celular com o uso de células-tronco do mundo. Em sua exposição, o convidado abordará o uso dessas células no tratamento de doenças cardiovasculares, passando de modelos experimentais a testes em pacientes. Também está confirmada a participação do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Ricardo Renzo Bretani, que realizará a palestra de encerramento.
Mais informações e o formulário de inscrição estão disponíveis no site www.sbbc-simec2006.com. O prazo para envio de resumos vais até o dia 31 de maio.
Por Renata Fontoura
27/04/2006
Volta
|