Jornada de Iniciação Científica reunirá 132 estudantes

Entre os dias 22 e 24 de maio, 132 estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) que participam de projetos de pesquisa no Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Presidência da Fiocruz, Biomanguinhos, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e Centro de Criação de Animais de Laboratório (CECAL) apresentam seus trabalhos durante a Jornada de Iniciação Científica. O evento, que acontece anualmente, tem como objetivo proporcionar um espaço de exposição e discussão entre bolsistas, alunos de pós-graduação e pesquisadores. A edição deste ano, organizada pelo IOC, acontece no Pavilhão 108. Dos 132 estudantes participantes, 122 são do IOC.

Para os bolsistas do PIBIC, que tem como intuito despertar a vocação para a ciência e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação, a Jornada é uma oportunidade de preparação para passos futuros, como mestrado e doutorado. “É um processo de formação do aluno para a pesquisa, porque ele precisa defender seu projeto em público e isso exige que ele analise seus resultados e planeje sua apresentação”, avalia Leila Campos , coordenadora do PIBIC no IOC. Além disso, a participação na Jornada é levada em conta no processo seletivo de renovação de bolsas, que acontece no próximo mês de junho.

Nos dois dias de atividades, estão programados 16 sessões de apresentações orais, além da exibição de pôsteres. As duas modalidades se diferenciam pelo tempo de desenvolvimento de cada projeto. “Os alunos que irão apresentar-se oralmente já são bolsistas há mais de seis meses e, portanto, já podem apresentar resultados. Os que iniciaram a iniciação científica em data posterior a dezembro de 2005 apresentarão um pôster com resultados preliminares ou seu plano de trabalho”, explica a coordenadora. As apresentações serão avaliadas por uma comissão composta por três pesquisadores internos e um convidado externo. “O foco principal de avaliação é o aluno, seu nível de entendimento sobre o assunto trabalhado, a dimensão do aprendizado, sua postura durante a apresentação e como responde as perguntas”, Leila finaliza.

Em três exemplos, a pluralidade nos 132 trabalhos apresentados

Um projeto que associa estudo genético, dados epidemiológicos da esquistossomose e análises ecológicas de roedores silvestres e moluscos será apresentado pela aluna Simone Bonecker, bolsista do Laboratório de Biologia e Controle da Esquistossomose do IOC, orientada por Rosana Gentile. A estudante tem como objetivo entender melhor a dinâmica de transmissão da esquistossomose, considerando o hospedeiro roedor. “O meu trabalho envolve especialmente o rato d'água Nectomys squamipes”, Simone revela. Segundo ela, em trabalhos anteriores foram constatados dois momentos de eliminação de vermes em estágio larvar de S. Mansoni, agente etiológico causador da esquistossomose. O primeiro, que acontece aproximadamente ao meio-dia, pode estar relacionado à infecção humana, já que neste horário as pessoas têm mais contato com as águas contaminadas em suas atividades de trabalho, serviços domésticos e lazer. Já o segundo, ao entardecer, pode estar relacionado à infecção dos roedores, devido ao seu crepúsculo noturno. “A finalidade é saber se estes dois momentos poderiam levar a uma adaptação e uma especiação do parasita a diferentes hospedeiros vertebrados”, finaliza.

A estudante Jéssica do Nascimento, bolsista do Laboratório de Inflamação do IOC, apresentará o estudo sobre um broncodilatador há anos utilizado no tratamento da asma. “A finalidade é averiguar se esta droga corresponde a um medicamento de referência na busca de novos fármacos antiasmáticos”, explica Jéssica, que é orientada pelo pesquisador Marco Aurélio Martins. Para ela, a participação na Jornada é indispensável para sua formação acadêmica. “É uma oportunidade de ampliar meus conhecimentos e adquirir maturidade em relação à vida científica”, comemora.

O comportamento biológico de quatro diferentes espécies de triatomíneos infectados pelo Trypanossoma cruzi foi avaliado no estudo desenvolvido pela aluna Amanda de Souza, bolsista do Laboratório de Doenças Parasitárias, orientada por José Rodrigues Coura. “Monitoramos o comportamento alimentar e a eliminação das dejeções espontâneas dos triatomíneos com o objetivo de quantificar as formas infectantes do T. cruzi eliminadas pelos vetores”, dispara Amanda, que apresenta os resultados do trabalho durante a Jornada. “Apresentar um trabalho como este é um grande aprendizado. Acredito que a Jornada é uma grande oportunidade para que os alunos de Iniciação Científica tenham maior participação na área de pesquisa”, a bolsista avalia.

Por Renata Fontoura
18/05/2006

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