Criado em 1907, o periódico científico Memórias do Instituto Oswaldo Cruz já denotava preocupação com a divulgação internacional, tanto que em 1909 foram publicados artigos em Português, Francês, Inglês e Alemão.
Neste sentido, Oswaldo Cruz não poupava esforços na qualidade gráfica da revista, contratando excelentes desenhistas que fizeram ilustrações de alta fidelidade científica. No mesmo período, foi publicada a “Nova trypanozomiaze humana”, artigo de autoria do Dr. Carlos Chagas, com versão em Alemão, que até hoje é um dos textos mais citados da revista.
Em 1989, avanços importantes aconteceram, como a indexação da revista na base de dados do Institute for Scientific Information (ISI), uma referência mundial para as revistas científicas, a inserção de imagens na capa do periódico, a inclusão de artigos de novos pesquisadores e a publicação dos textos em Inglês.
Atualmente, a Memórias do Instituto Oswaldo Cruz é reconhecidamente internacional, sendo mais de 45% de seus artigos vindos do exterior. No ano de 1997, foi lançada a versão online da revista, que também nesta época foi incluída na base de dados SciELO.
Documentário produzido pelo Setor de Produção e Tratamento de Imagem do IOC
Assista:
Informações:
Setor de Produção e Tratamento de Imagem/IOC
imagem@ioc.fiocruz.br
Tel: (21) 2560-4718