Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: O Instituto » Educação em saúde » Insetos na Cultura Brasileira

Insetos na Cultura Brasileira

 Quem nunca ouviu expressões como abelhudo, baratinado, sangue de barata e pulga atrás da orelha? Elas fazem parte do nosso dia a dia e são uma pequena amostra de como os insetos povoam o imaginário popular. Estes curiosos seres e suas representações na arte e na cultura são o tema da exposição Insetos na Cultura Brasileira, realizada entre 15 de janeiro a 14 de março de 2010, no Jardim do Museu da República, localizado no Catete, Rio de Janeiro.

Nos caminhos do museu, insetos gigantes sob forma de esculturas de carnaval e instalações da artista plástica Cristina Pape. Na gruta do Jardim da República, alguns dos cerca de cinco milhões de exemplares que compõem o acervo da Coleção Entomológica do IOC, uma das maiores coleções de insetos da América Latina. Em destaque, um borboletário com mais de 70m², com paisagismo próprio e oito espécies de borboletas.

No coreto, obras da série Cidades Perdidas do artista plástico Rubens Ianelli, com objetos constituídos de fragmentos de madeira que sofreram a ação de cupins, realçando com pincel e tinta guache pontos que lembram construções reais.  Por todo o jardim, obras de outros artistas, como Getúlio Damado e DIM, que representam insetos através da utilização de vários materiais, além de brinquedos inspirados nestes animais. Cantigas, lendas e contos, registrados em 96 arquivos de áudio, reforçam as influencias dos insetos na cultura popular e vídeos temáticos mostram a importância dos insetos para a saúde e para o ecossistema.