O Laboratório de Biologia e Parasitologia de MamÃferos Silvestres Reservatórios do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) apresenta duas linhas de atuação: pesquisa e referência. São desenvolvidas pesquisas em taxonomia e filogenia de pequenos mamÃferos silvestres e seus helmintos parasitos, com ênfase na esquistossomose, angiostrongilÃase e equinostomÃase; em ecologia de populações de pequenos mamÃferos; da relação parasito-hospedeiro vertebrado e molusco e epidemiologia de parasitoses humanas.
Entre as linhas de pesquisa do Laboratório destacam-se os estudos dos fatores relacionados à história natural e à dinâmica de transmissão de zoonoses em mamÃferos silvestres, com ênfase sobre a infecção natural por Schistosoma mansoni, Echinostoma spp, Angiostrongylus cantonensis.,Trypanosoma cruzi, hantavÃrus e poxvÃrus.
Também são alvo de pesquisa a ecologia, genética e sistemática de mamÃferos silvestres, a biologia, a genética e a sistemática de helmintos parasitos de mamÃferos silvestres; e a interação dos trematódeos Schistosoma mansoni e Echinostoma paraensei com seus hospedeiros naturais Biomphalaria spp.
Chefe do Laboratório de Biololgia e Parasitologia de MamÃferos Silvestres Reservatórios
Arnaldo Maldonado Júnior (CurrÃculo Lattes)
Chefe substituto do Laboratório de Biololgia e Parasitologia de MamÃferos Silvestres Reservatórios
Paulo Sérgio D’Andréa (CurrÃculo Lattes)