A missão do Laboratório de BioquÃmica Experimental e Computacional de Fármacos é realizar pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico e inovação visando à prospecção, otimização e caracterização do mecanismo de ação de moléculas candidatas a fármacos contra agravos à saúde da população brasileira.
O Laboratório realiza estudos interdisciplinares sobre a ação de moléculas bioativas e seus alvos, empregando de forma integrada abordagens experimentais e computacionais em bioquÃmica para a descoberta e otimização de novos fármacos.
Os projetos desenvolvidos pelo Laboratório abordam diferentes agravos para a saúde humana, incluindo: esquistossomose, doença de Chagas, câncer e diabetes. Além das agências de fomento nacionais, estes projetos também são financiados por organizações internacionais, como a Fundação Bill & Melinda Gates.
Entre os principais avanços cientÃfico-tecnológicos alcançados pelo Laboratório, destacam-se o desenvolvimento de um ensaio por imagem automatizado para triagem de fármacos contra o parasito Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose, a identificação de novos agentes citotóxicos contra leucemia e a descoberta de novos inibidores de glicosidase com potencial aplicação no tratamento da Diabetes tipo II.
Chefe do Laboratório de BioquÃmica Experimental e Computacional de Fármacos
Floriano Paes Silva Junior (CurrÃculo Lattes)
Chefe substituto do Laboratório de BioquÃmica Experimental e Computacional de Fármacos
Rafael Ferreira Dantas (CurrÃculo Lattes)