Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: O Instituto » História » Personalidades » Felipe Nery Guimarães

Felipe Nery Guimarães

 Felipe Nery Guimarães Protozoologista do Instituto Oswaldo Cruz, Nery Guimarães nasceu em Belém (PA) a 25 de maio de 1910.

Diplomou-se pela Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará em 1930. Trabalhou com Evandro Chagas e em 1931 freqüentou os laboratórios dos professores Magarinos Torres, Oswino Penna, entre outros.

Em 1937 organizou e dirigiu o Laboratório de Anatomia Patológica do Instituto de Patologia Experimental do Norte.

De 1937 a 1940 fez parte da comissão de estudos sobre leishmaniose visceral americana, do IOC, em Belém (Pará), transformada em Serviços de Estudos das Grandes Endemias.

Em 1941 foi contratado como médico especialista do Instituto Oswaldo Cruz, onde pesquisou a toxoplasmose. Dois anos mais tarde, junto com Geth Jansen, estudou a ocorrência dos triatomíneos nas matas do bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano fez curso de especialização no IOC e iniciou estudos sobre a bouba e o tratamento com penicilina.

Entre 1945 e 1955 instalou e chefiou Posto de Estudos do IOC na Baixada Fluminense. Aí estudou a bouba, a sífilis rural, a blastomicose, a doença de Chagas e outras infecções.

Foi chefe da Secção de Protozoologia Médica do Instituto Oswaldo Cruz, e em 1975 alcançou a sua direção. Foi perito da Organização Mundial da Saúde em doenças infecciosas e parasitárias, foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Médico e ainda foi laureado pela Academia Nacional de Medicina.

Faleceu em 1975.