Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: O Instituto » História » Personalidades » Genésio Pacheco

Genésio Pacheco

 Nasceu a 5 de maio de 1890, na cidade de Pureza, município de São Fidélis (RJ). Doutorou-se em medicina, em 1917, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, com tese sobre "Músculo estriado na primeira infância". Antes de ingressar, em 1920, no Instituto de Manguinhos, onde jamais se desligou, exerceu a clínica pediátrica na Santa Casa de Misericórdia e na Policlínica de Crianças. No Instituto Oswaldo Cruz realizou estudos bacteriológicos das diarréias infantis.

Em 1924, foi escalado para estudar em Salvador a natureza de uma epidemia de febre tifóide de origem bastante controvertida, que graças ao seu esforço, logo se esclareceu. Em Salvador e posteriormente no Rio de Janeiro, Genésio Pacheco estudou a natureza de epidemias de disenterias. Em 28, foi convidado para organizar a Secção de Bacteriologia do Instituto Biológico de São Paulo. Realizou ainda estudos de bacteriologia médica no Departamento de Microbiologia da Faculdade de Medicina de São Paulo, até 1933.

Ao aposentar-se, por limite de idade, era chefe da Divisão de Microbiologia do Instituto Oswaldo Cruz e da Divisão de Pesquisas do Instituto de Puericultura da Universidade do Brasil, instituições às quais continuou a dedicar-se apesar do mal crônico que o afligia. Genésio Pacheco foi sócio fundador das sociedades Brasileira de Biologia, Americana de Bacteriologistas, da Brasileira de Microbiologia e da Brasileira para o Progresso da Ciência, foi membro da Organização Mundial da Saúde e de várias comissões nacionais e internacionais.

Genésio Pacheco faleceu aos 83 anos, em 1973.