Destaque entre as ações de preservação de patrimônio da Fiocruz, as Coleções Biológicas sob a guarda do IOC conservam milhões de amostras. Os acervos incluem a mais completa coleção entomológica da América Latina, coleções microbiológicas (de fungos, bactérias e protozoários), zoológicas (de helmintos e moluscos, entre outros), além de acervo na área de patologia. As Coleções Microbiológicas são a base da estruturação do Centro de Recursos Biológicos em Saúde (CRB-Saúde), em fase de organização.
As mais antigas datam do início do século XX, quando, durante expedições científicas, pesquisadores do Instituto coletavam e analisavam espécimes de diferentes regiões do Brasil. Algumas das Coleções representam a biodiversidade genética de bactérias, protozoários, fungos e vetores de importância médica.
Outras preservam a memória epidemiológica de importantes agravos, conservam as variações nos agentes etiológicos ao longo do tempo e as populações genéticas diversas de organismos relacionados a pesquisas em saúde pública.
Há ainda aquelas que guardam acervos microbiológicos com potencial para a produção de novos insumos de interesse biotecnológico.
Vice-diretoria de Laboratórios de Referência, Ambulatórios e Coleções Biológicas
Eduardo de Mello Volotão
Elizabeth Ferreira Rangel