O Laboratório de Medicina Experimental e Saúde (LAMES) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) desenvolve pesquisa e tecnologia de excelência em morfobiologia do sistema linfo-hematopoético e em patologia e biologia molecular de doenças infecciosas e parasitárias e de neoplasias hematológicas.
O grupo se dedica ainda à divulgação cientÃfica e comunicação e saúde, bem como à formação de recursos humanos nas suas áreas de atuação e manutenção de Coleções Histopatológicas.
O Laboratório de Medicina Experimental e Saúde, credenciado para o perÃodo 2023-2028, é fruto da fusão dos Laboratórios de Patologia e de Biologia Molecular de FlavivÃrus.
A fusão promoveu a sinergia de expertises em diversas áreas do conhecimento, como Patologia, Biologia Molecular, Morfologia, Virologia, Biologia Sintética, Parasitologia e Educação e Saúde, em prol tanto da investigação cientÃfica em processos fisiológicos e doenças, como flaviviroses, Covid-19, esquistossomose e angiostrongilÃase, quanto do desenvolvimento tecnológico voltado ao aperfeiçoamento de processos de laboratório e produção de vacinas e bioprodutos, sempre em conjunto com a formação de recursos humanos.
A nova estrutura otimiza a capacidade de resposta dos dois grupos a agravos que possam surgir e possui capilaridade no contato com as estruturas de saúde.
O Laboratório é também responsável pelas três Coleções Biológicas reunidas no Museu da Patologia. Responde ainda por três plataformas tecnológicas, uma de microscopia confocal (RPT), outra de Bioimagem (IOC) e uma terceira de Digitalização de Acervos Biológicos (Preservo).
Chefe do Laboratório de Medicina Experimental e Saúde
Marcelo Pelajo Machado (CurrÃculo Lattes)
Chefe substituta do Laboratório de Medicina Experimental e Saúde
Myrna Cristina Bonaldo (CurrÃculo Lattes)