Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Zoonoses Bacterianas

Laboratório de Zoonoses Bacterianas

O Laboratório de Zoonoses Bacterianas (LABZOO) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atua desde 1992 em pesquisa, ensino, serviço e formação de recursos humanos em biologia, patogênese, epidemiologia, ecologia e diversos outros aspectos da Leptospirose e de outras zoonoses relacionadas às bactérias dos gêneros Campylobacter spp., Listeria spp. e Yersinia enterocolitica

É Referência Nacional para Leptospirose e abriga as Coleções Biológicas de Campylobacter (CCAMP), de Leptospira (CLEP) e de Listeria (CLIST) do IOC.

O LABZOO realiza a caracterização fenotípica e genotípica de cepas clínicas (humanas e animais), alimentares e ambientais, avaliando a incidência desses grupos de bactérias na população, a presença e expressão de genes de virulência e de resistência a antimicrobianos, sanitizantes, metais pesados e poluentes ambientais, além de realizar análise filogenética e genômica comparativa das cepas. 

Desde 2008, tornou-se o quarto Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde em Leptospirose no mundo, atuando especialmente na América Latina e Caribe.

Chefe do Laboratório de Zoonoses Bacterianas 
Deyse Christina Vallim da Silva (Currículo Lattes

Chefe substituta do Laboratório de Zoonoses Bacterianas 
Ilana Teruszkin Balassiano (Currículo Lattes